terça-feira, 15 de maio de 2012

Fertilizantes e a contaminação das águas

    Plantar e regar as sementes não é o único cuidade que agricultor deve ter com sua lavoura. É muito comum a necessidade de aumentar a quantidade de nutrientes do solo para que as plantas se desenvolvam melhor.
   A ação de vários organismos aumenta a quantidade de nutrientes no solo. O húmus produzido pela ação de muitos seres vivos do solo favorece o crescimento e o desenvolvimento dos vegetais. No entanto, as grandes plantações retiram os nutrientes sem a chance da reposição natural deles.
   Cada vez que uma colheita é feita, os restos dos vegetais que permanecem no solo são insuficientes para gerar húmus e nutrientes para as próximas safras (produção agrícola do ano). Para suprirem as necessidades nutricionais da plantação, os agricultores colocam no solo fertilizantes, compostos basicamente por três tipos de nutrientes: nitrogênio, fósforo e potássio.
   Quando se aplicam esses fertilizantes, uma parte é absorvida pelos vegetais e a outra fica no solo. As chuvas e a própria irrigação levam o excesso de nutrientes para os rios e as águas subterrâneas, aumentando as quantidades desses nutrientes em relação às condições normais, ocasionando muitos problemas.


   Com a lavagem do solo, o nitrogênio é levado para os rios e outros reservatórios de água, que poderá ser ingerida pela população humana. Quem bebe água com excesso de derivados de nitrogênio pode ficar com anemia. Nesse caso, os derivados de nitrogênio se combinam com uma substância do sangue denominada hemoglobina. Esta proteína é responsável pela coloração vermelha ao sangue, além de transportar o oxigênio e o gás carbônico do nosso corpo. Uma vez em contato com os derivados do nitrogênio, a hemoglobina, deixa de desempenhar suas funções de maneira satisfatória levando a anemia, além de outros problemas de saúde.
   O excesso de nutrientes em lagos rios pode provocar o aumento exagerado na quantidade de algas nos lagos e rios e, a mortes destas, favorece a proliferaçaõ de bactérias, cuja ação diminui a quantidade de oxigênio dissolvida na água do rio ou do lago, causando a morte de peixes e de outros organismos.




Adaptado de: Ciências, Natureza & Cotidiano - 6ºAno

Nenhum comentário:

Postar um comentário