terça-feira, 15 de maio de 2012

Adubação orgânica e inorgânica

   Com o aumento da população humana tornou-se necessária a produção de quantidades cada vez maiores de alimentos. Com isso a vegetação original das florestas e de outros ecossistemas foi parcialmente destruída para dar lugar ao cultivo de plantas comestíveis e à criação de animais. Atualmente, o desmatamento é feito com máquinas (tratores e serras) ou com o fogo (queimadas), que causam uma série de problemas. Além disso, os diferentes processos empregados na agricultura podem levar ao empobrecimento do solo e, com isso, diminuir a produtividade das plantas.
   Para preservar o solo e garantir boas colheitas, são necessários certos procedimentos, sendo um deles a adubação, que consiste no acréscimo de sais minerais que estão em falta no solo.
   A adubação pode ser feita com adubos ou fertilizantes químicos que são sais minerais estraídos de minerais ou produzidos industrialmente: é a adubação química, ou inorgânica. Esses adubos são, em geral, uma mistura de sais dos principais nutrientes necessários às plantas: nitrogênio, potássio e fósforo, entre outros.

Adubo químico


   Existe também a adubação com restos de vegetais (folhas, galhos, cascas de arroz, etc.), farinha de ossos e fezes de animais (boi, cavalo, porco, galinha, etc.), é a adubação orgânica.



    Adubo orgânico

Vantagens e desvantagens

   Quando usamos fertilizantes químicos, podemos determinar com precisão a quantidade de sais minerais. Assim, depois de uma análise do solo é possível escolher exatamente os tipos de fertilizantes que vão repor os sais minerais em falta.
   Por outro lado, os adubos orgânicos levam mais tempo para ser assimilados pelas plantas pois, precisam passar pelo processo de decomposição que os transforma em sais mineriais. Contudo, estes, tornam o solo mais poroso, ajudando na retenção de água e na circulação do ar. Além de permitir o desenvolvimento de micro-organismos decompositores necessários à reciclagem da matéria.

Adaptado de: Ciências - O planeta Terra - 6ºAno

Nenhum comentário:

Postar um comentário